segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Futurologia

A eleição de Manuel Alegre como presidente da República, fecha um ciclo político em Portugal. Assim, a partir de 2015, mas já perceptível hoje, vamos ser um país totalmente previsível. Quarenta anos depois do 25 de Abril já não se poderá falar de jovem democracia portuguesa. Aos quarenta anos as mulheres e os homens estarão, eventualmente, aptos a tomarem decisões importantes. Aos quarenta anos a democracia portuguesa estará carente de valores, de ideais, de gente superior. Políticos de qualidade mediana sem visão nem rasgo, funcionários exemplares que terão sido estudantes igualmente exemplares, aplicados, devotados ao partido e à progressão na carreira, ocuparão o espaço botox e siliconado dos vários areópagos onde se ouvirão discursos tecnocráticos e debotados. A ruga precoce dará credibilidade a ideias ocas. A política vai perder élan e a citação de algumas frases revolucionárias será mera história antiga.

6 comentários:

  1. Sempre atento, com esse olhar algo "felino", de quem penetra no interior, para ver as coisas por dentro. Gostei ! um beijo

    ResponderEliminar
  2. Deve ser a proximidade do Ano do Tigre. Obrigado

    ResponderEliminar
  3. Excelente, Fernando!
    Agora elabore outro texto sem a hipótese Manuel Alegre, para ver no que dá :)
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Maria Josefa obrigado pelo comentário e sugestão mas, sem a hipótese Manuel Alegre, já estamos a viver o que está dito, Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Fernando, a minha hipótese estúpida só podia ter essa resposta. É para eu aprender a não deixar as hipóteses a meio por causa da "correria" para outros assuntos.
    Um abraço.

    ResponderEliminar