sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Tai Chi Taoista

A Associação de Tai Chi Taoista de Portugal (ATCTP) é uma Entidade Sem Fins Lucrativos, membro da International Taoist Tai Chi Society (ITTCS - Associação Internacional de Tai Chi Taoista) fundada pelo Mestre Moy Lin-shin, monge Taoista que emigrou para o Canadá em 1970, com o objectivo de dar a conhecer os ensinamentos taoistas no Ocidente.
A ITTCS está representada em 26 países e aproximadamente 500 comunidades existindo em Portugal desde 1994. Disponibiliza aos seus associados treino nas artes enraizadas na tradição taoista, nomeadamente:
Tai Chi Chuan (taijiquan)
Tai Chi Espada e Sabre
Hsing I (Inspirado nas formas de luta dos animais)
Lok Hup Ba Fa (o Boxe da água)
Chi Kung (circulação da energia no corpo),
Meditação, Cânticos, Cerimónias e
Estudo dos Textos Taoistas - em colaboração com o Fung Loy Kok Institute of Taoism, no Canadá.


A ATCTP tem sede na Rua Rodrigues Sampaio, 112 cv-D em Lisboa, onde faculta aprendizagem da forma de Tai Chi, composta por uma série de 108 movimentos praticados de forma suave com vista à saúde e bem-estar para o corpo e mente. Os instrutores são voluntários, recebem treino permanente e são acreditados anualmente. São quatro os princípios que orientam a actividade da associação:

1. Tornar o Tai Chi Taoista acessível a todas as pessoas.
2. Promover os efeitos benéficos do Tai Chi Taoista para a saúde.
3. Promover o intercâmbio cultural.
4. Ajudar os outros.


A ATCTP abriu a sua página no Facebook que será um espaço de partilha de informação e um poderoso instrumento de comunicação sobre as actividades da Associação em Portugal e no Mundo.

1 comentário: