segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Ayyapa Swamy

Os Ayyapa Swamy são homens de todas as idades e de todas as castas e mulheres com mais de 50 anos ou menos de 10 que, todos os anos, por volta de Dezembro/Janeiro fazem uma peregrinação a Sibarimalai no Kerala, Sul da Índia.
Durante o período de 41 dias que dura a peregrinação os participantes atêm-se a um estricto regime de vida : quase jejum com parcas refeições vegetarianas, abstinência sexual, não fumam, não bebem bebidas tóxicas, deslocam-se descalços, vestem roupas negras e um colar de contas e transportam um saco de pano com oferendas. A maior parte dos peregrinos são oriundos do Madhya Pradesh, centro da Índia, e percorrem muitas centenas de quilómetros de carro até ao destino. A parte final da peregrinação é uma escalada até ao templo de Sibarimalai.
A história mitológica que suporta esta devoção diz assim:
“Xiva concedeu ao demónio Asura o poder de reduzir a cinzas tudo em que tocasse. Asura agora poderoso volta-se contra Xiva que pede socorro a Visnu. Este transforma-se numa bela mulher, Mohini, pela qual Asura se apaixona. Mohini impõe que, antes do casamento, dancem ambos. Asura dança com Mohini imitando os seus gestos e posturas e, esquecendo-se dos seus poderes, coloca a mão na cabeça e desfaz-se em cinzas. Xiva, fascinado com Mohini, casa com ela e dessa união nasce Hariharaputra que é abandonado. O rei de Pandala, ao passar na floresta durante uma caçada, encontra Hariharaputra e, não tendo filhos, adopta-o com o nome de Ayyapa. Anos mais tarde o rei e a raínha têm um filho mas o rei quer que seja Ayyapa a herdar o trono. A raínha discorda e, num dado momento, envia-o à floresta recolher leite de leopardo para curar a sua dor de estômago. Ayyapa regressa com o leite mas igualmente com um bando de leopardos para os jardins do palácio. A raínha pede desculpas e Ayyapa pega num arco e lança uma flecha. Onde ela cair será o meu reino, disse. A flecha caiu em Sibarimalai.”

2 comentários: