terça-feira, 20 de outubro de 2009

A nova biblioteca de Alexandria

O eurodeputado social-democrata e vice-presidente do partido Popular Europeu Mário David exorta Saramago a abdicar da nacionalidade portuguesa. Finalmente temos o nosso, verdadeiro, único, português jihadista. Até agora só o Lara se tinha assumido como fundamentalista. Agora, imaginem, um vice-presidente do PPE, reivindica para si a cruzada. Temos finalmente um fundamentalismo institucional, sério, politicamente correcto uma coisa de fazer inveja à Santa Sé. Convido o deputado Mário David a realizar uma cimeira mundial para a qual convidaria, a sugestão é minha, L.K. Advani e Narendra Modi do Baratha Janata Party da Índia, o Mulah Omar que se crê estará no Waziristão, o braço direito e esquerdo de Bin Laden o famoso médico egípcio Ayman al-Zawahiri, uns quantos rabinos e uns quantos padres católicos americanos, para ser uma coisa equilibrada. Ponto único dessa cimeira: como queimar ecologicamente os livros que são contra as respectivas ideias de igreja, uma espécie de incêndio da Nova Biblioteca de Alexandria mas sem emissão de carbono, por causa da taxa. Pense nisso Sr. Deputado, tenho a certeza de que seria um sucesso numa das próximas cimeiras do clima.

3 comentários:

  1. Seria um sucesso, só por causa da taxa !!!
    Gostei !!
    Eu gosto da escrita do Saramago, ainda bem que a sua proposta de cimeira só inclui os livros.

    ResponderEliminar
  2. Fernando,
    Desde o dia 19 que o meu computador estava no "estaleiro", pelo que fui escrevendo em papel várias notas sobre este assunto para hoje, que, como se nota, já o tenho de volta, publicar algo sobre o assunto. Mas, depois de pôr a leitura de blogues em dia e de ter lido tanta parvoíce, a vontade esvaíu-se, tendo sido a leitura deste seu postal a salvar-me o dia quanto a disparates.
    O referido eurodeputado consta das minhas notas e o Fernando comentou o que ele disse muito melhor do que eu, pelo que está tudo dito. Ou melhor, vou remeter a leitura para o seu texto e, claro, como o «partilha de silêncios», sendo uma leitora de Saramago, não quero que nada de mal lhe aconteça.
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelos vossos comentários. O que acho extraordinário neste caso é a dimensão que a coisa alcançou. Abraços

    ResponderEliminar