quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Virendraji


Virendra Singh é rajastani mas vive em Banaras há longos anos. É um dos mais conceituados professores de Hindi da cidade com um grande curriculum internacional. É leitor sénior da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos da América onde se desloca todos os anos.
Virendra tem 3 filhas e, por isso mesmo, grandes trabalhos lhe aconteceram com a quantificação e escolha dos dotes e com a organização dos casamentos. Oriundo de uma família tradicionalista rajastani estava, no entanto, aberto a todas as modernices que os seus estudantes de várias nacionalidades lhe davam a conhecer mas, no que respeita a namoro e casamento das filhas era assunto tabu. Nem as provocações que os estudantes lhe dirigiam: Virendra ji como se diz em Hindi casar fora da casta? — ou outras, o levavam a falar do assunto sem o peso da tradição e da família. A sua filha mais velha Kashika evidentemente que se enamorou de um jovem indiano, seu colega de faculdade, fazendo nascer uma relação completamente apaixonada e heterodoxa. Toda a família ficou contra ela, excepto as duas irmãs e os estudantes de Virendra que lhe davam toda a força. Virendra foi bastante pressionado mas ganhou a tradição e Kashika foi obrigada a casar, após um longo processo de identificação e escolha do noivo. Foi viver para Ajmer uma cidade do Rajastão ficando afastada da sua querida Banaras e dos contactos diversificados que a casa do pai lhe proporcionava. Kashika ficou triste e, ainda hoje, nos seus olhos grandes lagos negros emerge, entre sorrisos hospitaleiros, o peso do Dharma.

1 comentário:

  1. Fernando,
    Venho aqui para lhe dizer que como acho que "esse blog é VIP - just perfect", atribuí-lhe ontem o prémio-selo correspondente.
    Um abraço.
    Josefa

    ResponderEliminar